sexta-feira, 23 de abril de 2010

A quem interessar possa...

Uma rápida análise do livro " O calor das coisas" - contos - Nélida Piñon:
A autora utiliza muito o discurso indireto livre em seus contos e apenas alguns trechos com discurso direto. O narrador é personagem, assume uma consciência ora feminina, ora masculina. Assim altera o foco narrativo sem aviso e o leitor precisa fazer uma releitura do trecho para se situar. Isso torna impossível entender o conto se "pular" parágrafos.
Nas personagens femininas há o desejo de se libertar, a insatisfação, a fantasia e a necessidade do amor e amar.  Nas personagens masculinas percebe-se a indecisão, insatisfação, dramas de consciência e dificuldade em se ajustar ao modelo ou a sociedade. Todos apresentam muita sensibilidade.
Também mistura narração e poesia, faz muitas metáforas e deixa o texto, por vezes, incompreensível. Exige uma releitura para perceber a ironia com que retrata o ciúme - a amizade - a separação - o amor e a paixão entre casais - relacionamentos familiares.
Torna-se interessante conhecer o que se passa no íntimo desses personagens pois enfrentam situações do dia a dia e há a descrição das emoções e pensamentos que surgem a partir da realidade vivida.
No conto " O Jardim das Oliveiras" (lugar onde Jesus sofreu até aceitar o destino que o Pai traçou para ele, onde foi traído por Judas e vendido por moedas...) a personagem apresenta sentimento de culpa e ao mesmo tempo medo de morrer, conforma-se com uma vida " pela metade", seu interlocutor é um amigo Zé.
No conto " As quatro Penas Brancas" há quatro personagens masculinas unidas pela infelicidade, insegurança tornam-se companheiros e dividem dores. Os interlocutores mudam: Rubem, Colombo, Bulhões e Pedro, cada um conta um pouco da história sob seu ponto de vista.
No conto " I love my husband" a personagem feminina que fala sobre suas insatisfações, desejos secretos, passividade e conformismo das mulheres educadas à moda antiga. Os interlocutores são leitores anônimos como se ela falasse consigo mesma.
" A sombra da caça" são cartas da mãe ao filho e falam da solidão, do remorso e infelicidade. Os interlocutores:  primeiro é o filho e depois a mãe.
" O calor das coisas" trata do preconceito e das frustrações que o ser humano pode sentir ao ser excluído da vida " normal". Os interlocutores são os leitores e a mãe da personagem.
" O revólver da paixão" mostra a personagem dividida entre o ciúme, a paixão e o sofrimento que a insegurança traz. Seu interlocutor é o " amado".

Espero que este pequeno resumo seja de alguma ajuda para vocês.   Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou crítica. Boas idéias são sempre bem vindas!