domingo, 12 de setembro de 2010

Você conhece o hino do Paraná? Os alunos do segundo ano conheceram...

Participando de um concurso da Secretaria de Educação do Paraná, os alunos escreveram sobre o estado onde nasceram. Alguns textos são declarações de amor pela nossa terra.  Veja um deles:

Tema: O que o hino do Paraná diz ao cidadão paranaense do século XXI?

Paraná: coragem e amor

O lugar onde vivo é uma simples e pacata cidade do interior do Paraná. Como todos os outros estados, e não só os brasileiros, o Paraná tem problemas e qualidades.
Paraná é um estado grande, de custo de vida baixo se comparado com o de outros estados, várias oportunidades de emprego, belas paisagens, como as Cataratas ou as praias. Não é muito violento e, graças a Deus, sem grandes catástrofes naturais.
Porém, nem tudo são flores. A família paranaense também tem problemas, apesar do custo de vida baixo, não temos oportunidades iguais de trabalho. Nem todos têm a chance de um bom emprego, há grandes chances disputadas por poucos, enquanto a maioria tem empregos humildes ( como cortadores de cana).
Mas, paranaenses não desistem, nossos cidadãos tem garra e força de vontade e ninguém desiste sem lutar.
Portanto, a raça e a coragem do nosso povo diminuem nossos problemas a ponto de não atrapalharem. Somos felizes, temos paz e isso é o que importa.

Luana - 2a.  série C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou crítica. Boas idéias são sempre bem vindas!