domingo, 20 de junho de 2010

Atividade 4 - Terceira série - Produção de artigo de opinião




Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações. Observe: 

a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver. 

b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do 
público leitor. 

c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os. 

d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender. 

e) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido. 

f) Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor. 



g) Após o término do texto, releia e observe se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia está fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo é persuasivo. 

Reescreva-o, se necessário.



Agora utilize os argumentos que você pesquisou para escrever um pequeno artigo de opinião.
a) Faça o primeiro parágrafo com a ideia que você vai defender no seu texto;
b) Utilize o que você pesquisou na elaboração de 5 parágrafos, utilize 5 destes conectivos: PORQUE, POIS, COMO, SEGUNDO,  EMBORA,  MAS,  E TAMBÉM,  OU ,    SE.
c) Faça a conclusão do texto, utilize um destes conectivos: POR ISSO,  PORTANTO,  LOGO.


OBS.: Envie por e-mail as atividades para a professora.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Atividade 3 - Terceira série - Questões polêmicas

a) Fumar o narguilé faz mal? Vicia como cigarro? Menores de 18 anos devem fumar o narguilé?

b) Como evitar o bullying na escola?  Quais medidas deveriam ser tomadas contra aqueles que praticam bullying?

c) Por que alcoolismo entre os jovens vem aumentando? O controle de bebidas alcoolicas deveria ser mais rigoroso com jovens menores de idade? Por que os adolescentes começam a  beber tão cedo?

d) Mesmo com tanta informação, por que o uso de camisinha não é popular entre os adolescentes? Por que os casais não usam o preservativo regularmente para evitar uma gravidez indesejada ou uma DST?

e) Namorar ou ficar? Qual a diferença entre essas duas formas de relacionamento? Existe diferença entre homens e mulheres no que se refere ao"ficar"?